FLAUTA ESTILO MOSEÑO

 O Moseño, também conhecido como Mohoceño ou moxeño é um instrumento de origem boliviana, tradicional do povo Aymara. Dentro da tradição nativa, seu uso é vinculado a manifestações ritualísticas próprias do período das chuvas, face do ciclo do ano atribuída de gênero feminino e compatível com o verão no calendário do hemisfério sul (Grove Music Online) . Tais eventos são chamados “moseñadas”, em que ao grande número de interpretes do instrumento, são agregados dançarinos e percussionistas em uma grande procissão. É possível atualmente, com certa facilidade, encontrar referências variadas de materiais midiáticos na internet a respeito destas manifestações.
Similar à fujara, o moseño também se vale do aeroduto externo para a adequação anatômica do executante, conseqüente da longa distância entre o bisel e os orifícios no tubo do instrumento. Encontram-se, porém, exemplares de tamanhos variados, sendo os menores, desprovidos deste recurso e tocados na posição vertical em contraposição aos maiores, tocados transversalmente. Os exemplares autóctones são feitos de bambu, e possuem cinco orifícios que geram uma escala similar à pentatônica (http://pacoweb.net/Musicologia/mohos.htm). O moseño típico citado, assim como a fujara tem sua tessitura pautada nos registros dos harmônicos.
Atualmente os Moseños modernos são utilizados em contexto mais amplo na atividade musical dos povos andinos, integrando formações instrumentais diversas em usos alheios ao original, ritualístico. Os moseños urbanos, podendo assim dizer, já trazem novas configurações em respeito ao material, escala e sonoridade. É muito comum o aparecimento de exemplares afinados em escala diatônica, possuindo seis orifícios para a digitação. Normalmente, estes soam predominantemente na região fundamental do tubo (registro grave), enquanto os autóctones soam nos registros dos primeiros harmônicos.


Fazemos os moseños urbanos em várias tonalidades e com acabamento customizado.

 Consulte o orçamento enviando mensagem para o e-mail kaypora@hotmail.com






Moseño C3









Moseño chaveado em Mi maior (E)

Moseño G








Moseño - G






Moseño C3 155cm